segunda-feira, 23 de setembro de 2013

A Culpa é do Gerente!


Absenteísmo?
Demissões voluntárias, desmotivação..Existe um culpado? De quem é a culpa?

Artigo A Culpa é do Gerente explica porque talentos deixam suas empresas.O Instituto Gallup entrevistou 1 milhão de funcionários e 80 mil gerentes para tirar essa dúvida sobre a relação gerentes x funcionários e as descobertas são interessantes.
Afirmar que para uma empresa gerar lucros duradouros e reter seus principais talentos é preciso um ambiente de trabalho saudável e que atraia os principais talentos do mercado,  todos nós sabemos e os grandes gerentes também  sabem.

Mas a Gallup resolveu ir fundo nessa dúvida elaborando  12 perguntas que captam tudo o que se pode saber sobre um ambiente de trabalho, medindo o que deixa funcionários motivados e retêm os grandes talentos em uma empresa. São elas:

  1.  Sei o que esperam de mim no trabalho?
  2. Tenho os materiais e equipamentos necessários para realizar o meu trabalho adequadamente?
  3.  No meu trabalho, tenho a oportunidade de fazer o que faço de melhor todos os dias?
  4. Nos últimos sete dias, recebi algum reconhecimento ou elogio por realizar um bom trabalho?
  5.  Meu supervisor, ou alguém do meu trabalho, parece importar-se comigo como pessoa?
  6. Há alguém no meu trabalho que estimula o meu desenvolvimento?
  7. No meu trabalho, minhas opiniões parecem contar?
  8. A missão/objetivo da minha empresa me faz sentir que meu trabalho é importante?
  9.  Meus colegas de trabalho são comprometidos em realizar um trabalho de qualidade?
  10. Tenho um(a) melhor amigo(a) no trabalho?
  11.  Nos últimos seis meses, alguém em meu trabalho conversou comigo sobre o meu progresso?
  12. No último ano, tive a oportunidade de aprender a crescer no meu trabalho?
Essas 12 perguntas simples que o funcionário responde em uma escala de 1 a 5 sendo 1 para “discordo plenamente” e 5 para “concordo plenamente”, foram consideradas o melhor modelo de medição de vários outros que foram testados.
O resultado da pesquisa deixa claro que as pessoas abandonam o seu líder ou gerente e não a empresa. Apesar de algumas empresas investirem em gratificações, melhor remuneração, treinamentos, a rotatividade é um assunto de relacionamento com a gerência, então, caros diretores, se o problema da sua empresa for o absenteísmo, a falta de motivação ou rotatividade, olhe para seus gerentes!

Um dos exemplos citados e de destaque nessa pesquisa foi o resultado em uma rede de 300 lojas, com uma média de 100 funcionários por unidade. Cada uma delas segue o mesmo padrão quanto ao prédio, layout, disposição dos produtos ou equipamentos, mas analisando os resultados de duas lojas  como exemplo, as diferenças são surpreendentes.  Enquanto em uma delas 51% disseram que se sentiam cuidados como pessoas, na outra apenas 17% tiveram essa percepção. O que isso significa?

Que em uma dessas lojas esses funcionários podem até tolerar alguma mudança, estarão abertos a novas iniciativas pois confiam no seu gerente enquanto que na outra qualquer tentativa vai gerar a desconfiança. A resposta mais bizarra foi na pergunta sobre os equipamentos necessários para desenvolver o trabalho, pois novamente a percepção foi negativa (11%),  sendo que os equipamentos são iguais em todas elas.  Nessa rede de lojas, a cultura da empresa era uma criação dos seus gerentes.

Se você é um gerente, e quiser saber o que deve fazer para conseguir um local de trabalho forte e produtivo, assegure nota 5  nas 6 perguntas abaixo do questionários da Gallup:

1 Sei o que esperam de mim no trabalho?
2.Tenho materiais equipamentos necessários para realizar o meu trabalho corretamente?
3.No meu trabalho tenho a oportunidade de fazer o que faço de melhor todos os dias?
4.Nos últimos sete dias, recebi algum reconhecimento ou elogio por realizar um bom trabalho?
5. Meu supervisor, ou alguém do meu trabalho, prece importar-se comigo como pessoa?
6. Há alguém no meu trabalho que estimula o meu desenvolvimento?
Artigo de Myrian Mourão sobre Gestão de Pessoas

Uma vez por ano é publicado um estudo com o nome: “As 100 Melhores Empresas Para Se Trabalhar”, porém essa relação menciona apenas os benefícios que a empresa oferece como creche no local, participação nos lucros, etc. A pesquisa da Gallup vai além e afirma que um funcionário pode “perdoar” a empresa por não ter um mega plano de saúde ou a creche mas  ele não vai perdoar se o relacionamento com o gerente for ruim! Nada, nem massagem, nem flores e chocolates todos os dias, nem mesmo aumento de salário  vai segurar esse talento na empresa.

“É melhor trabalhar para um ótimo gerente em uma empresa antiquada do que para um gerente terrível em uma empresa com cultura esclarecida e voltada para o funcionário”.  Curt Coffman (Manager Practice da Gallup)

Bem , este é o resultado da pesquisa da Gallup,  descrito em detalhes no livro “ Quebrando Todas as Regras” de Marcus Buckingham e Curt Coffman.
Lembrando que estamos falando de grandes talentos e ótimos funcionários..

Fica a dica!

No próximo artigo vou falar sobre as estratégias dos melhores gerentes do mundo!

Quer enviar este texto para amigos ou colaboradores? Quer publicar em outro Blog ou no LinkedIn? Você pode fazer isso desde que mantenha os créditos do autor Myrian Mourão. Isto se chama Direitos Autorais. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário